Wilker Barreto faz nova denuncia contra o Governo do AM: “vai cortar os cirurgiões dos SPAs

0
42

“O Governo vai impor uma verdadeira roleta russa nos SPAs da capital”. Foi com essa declaração que o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) denunciou na quarta-feira (25), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), a determinação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em diminuir pela metade a quantidade de cirurgiões nas cinco principais unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) em Manaus, localizados no Alvorada, Coroado, Galiléia, Zona Sul e Joventina Dias.

Segundo a decisão da pasta, a partir do dia 1º de outubro, as unidades terão apenas um médico cirurgião em plantão. Na visão do parlamentar, a medida causará transtornos no Sistema Básico de Saúde (SUS) e no atendimento à população. A pasta alega que o corte irá poupar R$ 4 milhões ao ano. “Venho aqui trazer um assunto que vai refletir no povo do Amazonas. A partir do dia 1º de outubro, os SPAs terão um cirurgião a menos e isso vai trazer um grande problema para a população. Eles alegam uma economia de R$ 4 milhões por ano, como se problema da saúde fosse esse valor”, anunciou o parlamentar, reclamando do constante caos no setor.

“Diminuir os serviços de saúde não é economia, é falta de gestão. Os SPAs já sofrem com um grande atendimento e com essas decisões a população vai para onde? Para o já sufocado João Lúcio e 28 de Agosto. Faço um apelo para que a Susam faça uma reflexão sobre o tema porque isso causará um prejuízo à população num sistema que está em colapso”, explicou Barreto.]