Visa proíbe funcionamento de farmácia da zona leste por irregularidades

0
32

 

A Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Manaus impediu, na última terça-feira, (5), a farmácia ‘Sempre Bela Cosméticos’, que funcionava de forma irregular no bairro Jorge Teixeira 3, localizado na zona Leste da capital. Além disso, não possuía licença sanitária, a unidade também descumpria outras normas da legislação nacional para funcionamento deste tipo de atividade.

Ao fiscalizar a farmácia, os fiscais da Visa apontaram a prática de fracionamento irregular de medicamentos, que foram recolhidos e deixados sob responsabilidade do estabelecimento.

A drogaria já havia sido autuada no início deste ano, e apresentou, ainda, limpeza precária, conforme disse Markendorf. “Os responsáveis pelo estabelecimento têm agora 72 horas para defesa e solicitação de prazo para adequações da unidade, que permanecerá interditada até a realização desses procedimentos”, informou o fiscal.

Hellen Souza, gerente de Produtos da Visa Manaus, explicou que a averiguação da Sempre Bela Cosméticos fez parte das atividades de fiscalização (para licenciamento, de rotina e motivadas por denúncias), aplicadas pelas equipes da Visa. “Temos atuação permanente de fiscalização com a finalidade de garantir a qualidade de produtos e serviços de interesse da saúde e eliminar os riscos à saúde da população”, explicou a gerente.

Na mesma região, também na última terça-feira, a farmácia Nandin Farma foi observada pelos fiscais da Visa para verificação de irregularidades que haviam sido reconhecidas anteriormente e que poderiam gerar a proibição de funcionamento imediata. Todavia, os fiscais constataram que as não conformidades haviam sido resolvidas, sobrando adequações administrativas, para as quais foi emitido um auto de infração, com orientação à farmacêutica responsável quanto aos ajustes.