Vigilância Sanitaria interdita três drogarias por irregularidades em Manaus-AM

0
152

A Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura de Manaus, com o apoio da Polícia Militar do Amazonas, interditou três drogarias localizadas na zona Leste da capital, na quarta-feira (18), por descumprimento das normas sanitárias e funcionamento irregular. A ação foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Amazonas.

A operação faz parte das medidas adotadas pela Visa Manaus e pelo CRF para coibir o comércio clandestino ou inadequado de medicamentos e produtos para a saúde.

Segundo a fiscal farmacêutica da Gerência de Produtos da Visa Manaus, Leonilde Caldas, as três drogarias funcionavam sem licença sanitária, sem registro no CRF e sem farmacêutico responsável e, além disso, em condições estruturais precárias e inadequadas ao armazenamento e venda de medicamentos. As unidades também praticavam o fracionamento irregular de comprimidos e a venda de produtos de uso controlado sem atender aos requisitos da legislação.

Nas três unidades, foram encontrados, ainda, indícios da aplicação de injeções, como ampolas quebradas e caixas de remédios injetáveis abertas e descartadas. Este tipo de serviço é proibido sem a existência de responsável técnico farmacêutico, sem prévia autorização sanitária e em ambiente impróprio.