Vereador Eduardo Alfaia propõe criação de Centro de Atendimento à pessoa com Autismo

0
16

O vereador Eduardo Alfaia (PMN), indicou ontem (02/3), a criação de um Centro de Atendimento à Pessoa Com Autismo. O pedido encaminhado à prefeitura de Manaus, foi justificado pelo vereador, com a necessidade de aproximar familiares de pessoas com autismo a locais de suporte integral, oferecendo assistência na área da saúde para realização de diagnóstico precoce, acompanhamentos psicopedagógicos, terapêutico, clinico médico, entre outros.

“Precisamos facilitar o acesso de moradores das zonas Norte e Leste ao tratamento adequado para portadores do espectro (autismo), pois muitos pais enfrentam dificuldades gigantescas para se locomoverem, precisando atravessar a cidade para encontrar apoio”, afirma Alfaia. Atualmente, os centros existentes encontram-se nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus.

O documento desenvolvido pelo parlamentar tem respaldo na Lei Municipal Nº 1495, de 26 de agosto de 2010, que institui justamente a criação de Centros de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social.

Além de oferecer assistência na área da saúde, os ambientes devem disponibilizar uma área de educação com pedagogia especializada e musicoterapia, área de assistência social com grupos de integração a convivência em comunidade, além de promover a inserção em programas sociais.