“Vamos mudar primeiro a saúde, por que tudo gira bem quando se tem saúde”, diz Dr. Masulo pré-candidato à prefeitura de Manacapuru

0
58

Natural de Vila Rica, Distrito de Caviana, em Manacapuru, Dr. Masulo tem 44 anos, e é formado em medicina (UEA) e cirurgião dentista (Ufam), além de ter especialidade em saúde indígena familiar.

Ângelo Masulo está mestrando em gestão hospitalar e é dono de umas das clínicas médicas mais influentes do município. Sua clínica revolucionou a saúde no interior do estado com o projeto ‘Saúde na Comunidade’, que há 4 anos, leva atendimentos em diversas especialidades para pessoas de baixa renda. O projeto é um sucesso e já ajudou mais de 100 mil pessoas.

Nesse ano, Dr. Masulo é candidato à prefeitura de Manacapuru, e pretende mudar a saúde da cidade.

Em entrevista exclusiva ao ON Jornal, ele revela os motivos que o levou a ser candidato e como vai mudar a vida do povo manacapuruense.

ON Jornal – Como um médico pode ajudar Manacapuru a ser diferente?

Dr. Masulo – Um médico pode socorrer a cidade toda. Em Manacapuru, no momento, não tem um hospital digno. Não tem hospital da criança, não tem hospital da mulher, nem do idoso. Não temos um IML, não temos SAMU, não temos UPA, nem SPA. Isso eu falo da cidade. No interior que muito pior.

Eu como médico, vou ajudar a mudar a saúde da cidade em todos os sentidos. Já em outras áreas, nós temos uma questão social muito forte. Um amplo conhecimento. Já temos propostas de melhorar a mobilidade de Manacapuru. Temos muito bairros longes da cidade que precisam de transporte coletivo melhor. Isso, vamos fazer.

ON Jornal – O que o município precisa de mais urgente?

Dr. Masulo – Precisamos melhorar em todos os sentidos. São vários fatores. Manacapuru é um polo de referência para outros municípios próximos. Precisamos trazer mais investimento pra cá.

Nós queremos criar uma escola de tempos integral para crianças especiais, para dar suporte aos pais, enquanto ele vai trabalhar. Lá ele terá estrutura necessária pra deixar seu filho com segurança.

Na saúde, como falei, é muito mais urgente. A pandemia mostrou que Manacapuru não tem nada. Não temos UTI, tudo vai pra Manaus. Vamos mudar primeiro a saúde, por que tudo gira bem quando se tem saúde.

ON Jornal – Aonde o Doutor quer chegar com o projeto “Saúde na Comunidade”?

Dr. Masulo – Esse projeto surgiu devida a carência na saúde pública da cidade. O prefeito anterior abandou a saúde, o anterior fez isso e o atual também.

O “Saúde na Comunidade” não tem vínculo político nenhum e atende toda a cidade e comunidade ribeirinha.

Com ele conseguimos levar especialidade a essas pessoas. Levamos, médicos oftalmologistas, ginecologista, cardiologista, clinico geral, enfermeiros, dentista. Fonoaudiólogo, massoterapeuta.

Fazemos exames de diabete, HIV, medimos pressão. É um trabalho completo.

Mas não só isso, levamos também a harmonia, a beleza, a autoestima, com cortes de cabelos, manicure, pedicure, designe se sobrancelha e outros. Conseguirmos levar também técnicos do PCS para tirar carteira de identidade e outros documentos. Levamos pessoa pra fazer cursos também.

Esse projeto já se estendeu para Caapiranga, Beruri e Manaquiri e na capital. Ele vem dando muito certo. Todos são capacitados de nível superior. E detalhes todos são voluntários. Com isso, já atendemos mais de 100 mil pessoas. É um projeto muito bonito.

ON Jornal – Além do ‘Saúde na Comunidade’, há outro projeto social que ajuda jovens em vulnerabilidade que o candidato apoia. Como este funciona?

Dr. Masulo – Sim. Além de tudo isso, nós atendemos especificamente o jovem em vulnerabilidade. Há eles, nos levamos alimentação gratuita para vários jovens. Trabalhamos o esporte de todos os tipos, com programas socias. Vôlei, futebol, handebol. Nas lutas, levamos MMA e judô.

Mas não fazemos isso sozinhos, nós temos parceiros que nos ajudam muito e fazem acontecer.

ON Jornal – Uma moradora de Manacapuru disse ao jornal que o trânsito da cidade está cada vez mais caótico. Há pouca sinalização, iluminação e muita falta de respeito por parte dos motociclistas. Caso eleito, qual o plano do candidato para enfrentar esse problema?

Dr. Masulo – Sim. O trânsito na cidade é totalmente caótico em todos os sentidos, não só por parte dos motociclistas, mas por parte do desrespeito mesmo na sinalização.

Mas nós temos uma saída. O melhor seria fazer uma reformulação no IMTRANS, Instituto Municipal de Transportes de Manacapuru, para pessoas fazerem um concurso pra melhorar o órgão.

Precisamos também fazer uma reeducação no trânsito com o povo. Muitos não têm carteira de habilitação. Existem muitos irregulares.

Vamos dialogar junto a um especialista para melhorar o tráfego na cidade. 

ON Jornal – Um outro cidadão relatou ao ON Jornal que o sinal de internet na cidade é ruim. Segundo ele, o sinal funciona bem pela manhã, no resto do dia, é fraca. Há projeto para melhorar a qualidade de sinal para as pessoas?

Dr. Masulo – Realmente o sinal na cidade é ruim. Quando chove o sinal cai em toda a cidade. Isso de fato precisa mudar.

A internet é de extrema necessidade para elevar a qualidade de vida das pessoas. Hoje, muito trabalhos e estudos usando exclusivamente a internet.

Implantaremos projetos de inclusão socias para os menos favorecidos. Vamos colocar internet grátis em pontos estratégicos na cidade para levar melhor sinal as pessoas. Há muito o que fazer.

ON Jornal – O que o Doutor gostaria de acrescentar?

Dr. Masulo – Olha, eu, Ângelo Masulo, bem como o vice, Zeca Solimões desejamos uma Manacapuru melhor e mais saudável. Uma Manacapuru onde os filhos da cidade possam ser respeitados e seu voar.

Nós temos um olhar carinhoso para pessoas humildes e carentes, mas não temos muito projetos também para as pessoas de classe média, classe alta, parar os empresários, para todos os segmentos da sociedade.