Universo teria se formado a partir dos escombros de outro

0
14

Se o Big Bang foi o nascimento do Universo, uma pergunta permanece sem resposta: o que havia antes? O que causou a concentração, em um ponto infinitamente pequeno e denso, de tudo o que conhecemos hoje, há 14 bilhões de anos? Se o Big Bang criou o tempo, não havia o “antes” nem uma causa, já que efeito é produto do tempo; o que havia, então?

Sir Roger Penrose, físico e filósofo, tem uma resposta, e ela atende pelo nome de Cosmologia Cíclica Conformada (CCC), que postula haver um tempo antes do Big Bang, e que este se formou sobre os escombros de outro universo, anterior ao nosso.

“O Cosmos não sabe o quão grande é. No que diz respeito ao Universo, seu começo pequeno e quente é fisicamente idêntico a seu futuro enorme e frio, e exatamente esse futuro remoto se tornará outro Big Bang”, diz Penrose.

De acordo com ele, um universo surgiu da morte do outro, em um período transitório que o físico denominou de éon. Os éons recuam cada vez mais no tempo, sem precisar de um momento denominado “começo”.