Universidade brasileira cria molécula que combate infeção nas vias aéreas

0
13

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram uma molécula capaz de combater infecção nas vias aéreas dos seres humanos. A substância sintética, denominada de MHTP e produzida em laboratório, tem propriedades anti-inflamatórias e pode se tornar um novo medicamento. 

Tanto a produção da nova molécula quanto os testes farmacológicos para detectar as atividades anti-inflamatórias foram realizadas nos laboratórios de imunofarmacologia e de síntese do Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM), coordenados, respectivamente, pelos professores Marcia Piuvezam e Luís Cezar Rodrigues. O instituto fica localizado no campus I da UFPB, em João Pessoa, 

Laércia Ferreira explica que os próximos passos da pesquisa é realizar mais estudos envolvendo os mecanismos de ação intracelulares, em células efetoras da inflamação, e estudos farmacocinéticos e de tecnologia farmacêutica, com o objetivo de estabelecer a melhor forma de tratamento com a MHTP, além de estudos clínicos. 

Até agora, foram publicados três artigos científicos com alto fator de impacto, contendo os principais resultados do estudo. Interessados na patente devem entrar em contato pelo e-mail laerciapaiva@gmail.com.