UEA e Ipaam firmam acordo de equipamentos laboratoriais

0
7

Com o objetivo de verificar atentamente a qualidade das águas, solo e ar no Estado do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) firmaram acordo de financiamento para a licitação de equipamentos laboratoriais, para execução do Projeto de Qualidade de Águas na Região Metropolitana de Manaus.

A assinatura do acordo ocorreu durante a 44ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, na manhã desta terça-feira (25/08). Os equipamentos de laboratório serão instalados na embarcação, construída pela empresa ATEM¿s Distribuidora de Petróleo S.A., por meio de um Termo de Compromisso de Medidas Compensatórias. A embarcação será cedida para UEA, visando atender o projeto pelos próximos 5 anos.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a cooperação entre as instituições é de extrema importância para a população amazonense. “Esta parceria firmada nos permite ter um barco que faça pesquisas nas águas dos rios ao redor de Manaus, e naturalmente por estado, nos próximos 5 anos. Uma iniciativa importante porque qualidade de água é qualidade de vida”, afirmou o reitor.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, esta é uma oportunidade valiosa para o órgão, visto que laboratório que irá operar na embarcação pode obter resultados que consolidarão as ações da equipe de fiscalização do Ipaam.