UBS usa técnicas diferenciadas de terapia em Manaus

0
15

Utilizando de práticas integrativas para aproximar os serviços oferecidos da comunidade, a Unidade Básica de Saúde da Família – Oeste 20 (UBSF O 20), da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, tem trabalhado com a auriculoterapia. E para divulgar os benefícios da técnica, a última ação da “Tenda Itinerante” deste ano foi realizada na comunidade e também contou com demonstração das técnicas reiki e aromaterapia, além de orientações sobre o uso de plantas medicinais e distribuição de mudas.

Segundo a enfermeira Eloisa Moraes, que há 19 anos atua na UBSF – O 20, a ação foi organizada para divulgar as práticas integrativas. “A unidade de saúde atende aproximadamente 5,2 mil pessoas com uma equipe formada por médico, enfermeira, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Há dois meses, depois de concluir um curso do Ministério da Saúde, comecei a oferecer o serviço de auriculoterapia aos pacientes e agora estamos divulgando mais os benefícios das Práticas Integrativas e Complementares, que chamamos de PICS, para a saúde”, informou.

Com a oferta de auriculoterapia, técnica terapêutica que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo, por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, o serviço na UBSF – O 20 já beneficiou 48 pacientes, encaminhados após atendimento médico, com indicação de dores crônicas, depressão, insônia e refluxo.