Transmissor WiFi responsável por dificultar a ação de hackers é desenvolvido por pesquisadores

0
33

O avanço tecnológico no decorrer dos anos, trouxe muito mais facilidade ao dia a dia do ser humano. Consequentemente com essa praticidade, também ressaltam a importância da proteção desses sistemas tecnológicos fazendo assim com que desastres de grande nível sejam causados por vazamento de informação ou infiltração em sistemas sejam evitados.

As redes sem fio podem ter ganhado mais proteção com o novo dispositivo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), localizado nos Estados Unidos. Os cientistas chegaram a criar um transmissor WiFi que impede a interceptação dos sinais feitos pelos hackers de rede.

O dispositivo acelera notavelmente o processo, fazendo com que seja mais rápido, tão rápido que acabe dificultando a interceptação de dados. Na parte prática eles fazem o envio, de forma aleatória cada bit para 80 frequências diferentes a cada microssegundo. Como essa escolha é rápida, aleatória e não predestinada os hackers não conseguem fazer a identificação do que está indo e para onde está indo “Isso significa que eles não podem fazer muito mais que tentar adivinhar o lugar”, diz Rabia Tugce Yazicigil, pesquisadora de pós-doutorado no MIT e principal autora do trabalho.

De antemão essas aplicações são direcionadas a aparelhos domésticos conectados à internet, a pesquisadora chega a afirmar que a ferramenta também pode proteger equipamentos médicos, e que muitas vezes são usados por terceiros com o fim de machucar alguém. “Quando começam a corromper as mensagens enviadas, isso afeta a vida das pessoas”,explica.