Tony Medeiros propõe força-tarefa para acabar com lixões no interior do Amazonas

0
8

Demonstrando grande preocupação com o uso correto dos resíduos sólidos no Estado do Amazonas, o deputado Tony Medeiros (PSD) propôs, ontem (6), na Assembleia Legislativa do Amazonas, uma força-tarefa do Poder Público para auxiliar as Prefeituras na construção e gestão de aterros sanitários e assim resolver, de uma vez por todas, a destinação dos resíduos sólidos nas cidades do interior.

O prazo para que as prefeituras elaborem um plano de gestão e cumpram a nova política de resíduos sólidos termina em agosto deste ano.

“Os municípios sozinhos não poderão resolver esse problema. Por isso estou propondo que sejam utilizados recursos do FTI. A pandemia piorou ainda mais o orçamento das cidades. Parintins (distante 369 km de Manaus em linha reta), por exemplo perdeu 200 milhões de reais, sem o Festival Folclórico”, explicou Tony Medeiros.

O parlamentar lembrou que a Lei nº 14.026/2020 que é o Marco Regulatório do Saneamento Básico estabelece um prazo para que os municípios de todo o País façam os seus aterros sanitários. “Esse prazo vence agora em agosto desse ano. Precisamos correr para cumprir a Lei”, defendeu o deputado.