Testes rápidos gratuitos de diagnóstico têm acesso fácil na Prefeitura

0
439

O diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e as hepatites está tendo acesso cada vez mais facilitado pela Prefeitura de Manaus. Disponibilizado gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os testes rápidos são realizados em 147 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Maternidade Moura Tapajóz, neste caso, especificamente para o público interno, mulheres e mães. Os resultados são liberados, em média, uma hora após a realização do teste. Os endereços das unidades estão disponíveis no link http://bit.ly/2IC8YTc .

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que o combate a essas doenças está na prevenção e no diagnóstico precoce. “A ampliação do acesso da população às ações de promoção da saúde e detecção precoce das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis, em locais estratégicos ou de difícil acesso, é uma das marcas da gestão. Desde 2013, a Semsa vem aumentando a oferta desses testes, inclusive em dias e horários alternativos ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde”, lembra Magaldi.

Além disso, há quase um ano a Semsa disponibiliza uma Unidade Móvel de Aconselhamento e Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites, um micro-ônibus adaptado, com ambiente interno climatizado e espaços para realização das atividades de aconselhamento pré-teste, testagem e aconselhamento pós-

teste e, ainda, atividades de mobilização social e educação em saúde.