Templo na Tailândia usa fórmula secreta para curar vício em drogas

0
41

Diariamente, no Templo Tham Krabok, na Tailândia, dezenas de usuários de drogas se preparam para começar a terapia de desintoxicação. Eles ficam perfilados no pátio central desse espaço budista, que fica a 150 quilômetros de Bangcoc, para tomar uma bebida esverdeada e granulada. O gole abre uma sequência de caras e bocas e, às vezes, formigamentos provocados pela poção purificadora.

“A bebida é feita de centenas de ervas colhidas na floresta e gera o vômito“, explicou à Agência Efe Peter Suparo, que hoje é monge, mas que já provou dessa iguaria para abandonar o vício.

O religioso, de origem britânica, conseguir deixar as drogas com a receita secreta que não pode sair dos muros do templo, mas sua experiência foi tão impactante que ele resolveu virar monge e agora ajuda quem chega ao local em busca de ajuda.  Segundo Peter, a maioria dos participantes é da própria Tailândia e viciada em metanfetamina, ao contrário dos estrangeiros, geralmente viciados em substâncias como a cocaína.

No templo, a moradia e a desintoxicação são gratuitas. O programa foi criado no final da década de 50, enquanto o marechal Sarit Thanarat, partidário da linha dura contra as drogas, era o primeiro-ministro. Durante a sua gestão, milhares de dependentes foram executados. Em resposta, os monges do templo desenvolveram o método e pressionaram para que a ideia fosse reconhecida como forma dedesintoxicação.