Tecnologia de nanopartículas promete aposentar as cápsulas

0
46

fim das cápsulas está próximo. É isso que promete a startup brasileira Yosen Nanotechnology, que desenvolveu uma tecnologia de nanopartículas capaz de aposentar as cápsulas, muito utilizadas no setor alimentício e de suplementação. A startup está sediada no Supera Parque, localizado na USP, em Ribeirão Preto.

O que hoje precisa ser encapsulado poderá ser aplicado livremente em qualquer produto, como um copo de água ou suco, inclusive sem deixar resquícios, seja de cor ou aroma. Com a tecnologia, até mesmos óleos são diluídos em água. O sistema inovador  promete ainda aumentar a absorção de nutrientes em até dez vezes, em alguns casos.

As nanopartículas desenvolvidas pela empresa podem ser incorporadas em qualquer alimento, seja líquido, sólido ou semissólido. Dessa forma, um suplemento alimentar como o ômega 3, por exemplo, poderá ser diluído pela indústria em seus produtos, como alimentos.

Também pode ser ingerido diretamente ou adicionado pelo próprio consumidor aos produtos que ele usa. “O consumidor poderá adicionar o ômega 3 ao seu suco, por exemplo. E uma empresa interessada em enriquecer o seu produto com ômega 3 poderá adicionar facilmente as nanopartículas na sua fórmula”, conta Gustavo Cadurim, CEO da empresa e farmacêutico-bioquímico formado pela USP.

Ele explica que o uso da nanotecnologia pelo setor alimentício é uma tendência de inovação. Para garantir o processo industrial, a Yosen tem uma planta de fabricação própria, com capacidade para entregar grandes volumes de produtos. A empresa também atua e tem projetos na área farmacêutica, cosmética, veterinária e agroquímica.