Tapauá-AM ganha primeira agroindústria de beneficiamento de castanha

0
5

Um empreendimento pioneiro que vai gerar 350 empregos diretos com investimentos de quase R$ 1 milhão abre um novo cenário de desenvolvimento em Tapauá, na região do Purus. A fábrica de beneficiamento de castanha da Abufari Coleta de Produtos Florestais inaugurada pelo governador Wilson Lima, no último sábado (08.08), projeto aprovado na última reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) em junho deste ano, é a primeira agroindústria instalada no município, permitindo maior valor agregado  ao produto na região.

¨É um empreendimento importante porque vai eliminar a figura do atravessador, além de garantir aos castanheiros uma renda melhor, sem contar a formalização de empregos na cidade. Detalhe: a castanha  sai de Tapauá com valor agregado, o que significa que a cidade agora é um centro de produção e não apenas fornecedor de matéria-prima para outros Estado. Isso é um ganho grande para essa região do Purus”, destacou o governador.

O governador destacou o apoio dado pelo Estado aos extrativistas por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em parceria com o IDAM, disponibilizando financiamento de R$ 200 mil para o custeio do trabalho de coletores de castanha de Tapauá.

O Amazonas possui agora 12 agroindústriaS de beneficiamento da castanha-do-Brasil. Desse total, seis são formadas por Organizações da Sociedade Civil nos municípios de Amaturá, Boca do Acre, Beruri, Barcelos, Manicoré e Lábrea.