Super cola feita com bagaço da cana é descoberta por pesquisadores brasileiros

0
36

 

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) descobriram uma super cola feita com bagaço de cana.

A primeira cola sustentável brasileira poderá ser registrada no exterior em 2019. Em entrevista ao programa, a pesquisadora do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM, Rubia Gouveia, diz que foi possível gerar um valor agregado a um resíduo que seria, naturalmente, descartado.

“Eu utilizo a nanocelulose como matéria-prima de reforço nesses materiais. Então, durante a preparação desses materiais a gente percebeu que ele tinha uma consistência bastante pegajosa. Porque durante a preparação ele grudava na hélice de homogeinização, grudava no frasco tanto de plástico quanto de vidro, aí eu decidi partir para essa parte de adesivos. Era uma coisa que eu não estava na hora procurando, mas a gente encontrou por acaso essa propriedade interessante”, esclarece a pesquisadora.

De acordo com a especialista, o próximo passo é licenciar a tecnologia para alguma empresa que tenha interesse na produção.