Setor aéreo registra em dezembro melhor mês desde início da pandemia

0
15

Os dados de dezembro de 2020 do setor aéreo brasileiro foram os mais positivos desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quantidade de passageiros em voos domésticos no mês passado foi de 5,6 milhões, maior volume registrado desde fevereiro.

O levantamento da Anac mostra que o percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico em dezembro de 2020 foi de 81,6%, redução de apenas 2,5% em relação ao mesmo mês de 2019. No apurado dos 12 meses do ano, a taxa foi de 80%.

O levantamento da Anac revela que, mesmo com os bons números de dezembro de 2020, o setor ainda segue enfrentando desafios. Segundo os dados, de janeiro a dezembro de 2020, foram transportados 45,2 milhões de passageiros domésticos, número inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

A retomada do setor turístico segue uma série de medidas sanitárias, como as estabelecidas pelo selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo. No Brasil, já foram emitidos mais de 26 mil selos, que é uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança.