SENAI faz parcerias para implantação do Instituto de Inovação em Sistemas Elétricos

0
30

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fechou as primeiras parcerias destinadas a implantar o Laboratório de Alta Potência do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos localizado em Itajubá (MG). Foram firmados contratos com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a Norte Energia, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) e o Grupo Neoenergia, por meio das empresas Elektro Redes S.A e Potiguar Sul Transmissão de Energia S.A.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, autorizou o SENAI a captar até R$ 153 milhões junto a empresas de energia elétrica para implantação do laboratório.

Além disso, as empresas participantes receberão ao longo dos primeiros 16 anos de operação do centro de P&D do SENAI o retorno de 50% do investimento realizado. A medida vai beneficiar o consumidor de energia com o mecanismo da “modicidade tarifária” previsto nos procedimentos da Aneel.

Com investimento total de R$ 425 milhões, o complexo do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos será pioneiro na região em pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos e sistemas do setor, comparáveis a outras tecnologias de ponta no mundo.