SEC, UEA e Ufam assinam termo de cooperação durante 1º Fórum de Ciência e Cultura

0
35

Na manhã desta segunda-feira (28/5), a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), deu início ao 1º Fórum de Ciência e Cultura do Amazonas, em prol do desenvolvimento de ações culturais na capital e interior do estado. O evento acontece no auditório Rio Amazonas, na sede da Ufam, localizada na Avenida Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Coroado I.

Na ocasião, um termo de cooperação técnica entre os órgãos foi assinado pelo secretário de Cultura, Denilson Novo, pelo vice-reitor da UEA, Cleto Cavalcante Leal, e reitor da Ufam, Sylvio Mário Puga.

Denilson Novo considera histórico o encontro entre os órgãos e destaca a importância da promoção de ações e projetos de extensão para o desenvolvimento cultural. “A partir deste encontro, a SEC se propõe a unir esforços para potencializar resultados culturais. Acredito que, quando vivenciarmos essa união na prática, iremos perceber o quanto ciência e cultura têm itens em comum e muito a contribuir para o nosso desenvolvimento. Se um órgão já faz a diferença, juntos podemos muito mais”, comentou o secretário.

Ações em conjunto

Até o momento, o fórum já conta com mais de 328 inscrições. O diretor dos Centros Culturais, Taciano Soares, também citou projetos desenvolvidos pela SEC que podem ser realizados em parceria com universidades públicas, entre eles o ‘Espaço Aberto’, ‘Ópera Delivery’, ‘Mania de Ler’, além de destacar as atividades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Para Taciano, é importante que as ações das três entidades sejam feitas em conjunto.

“O objetivo é que nossos espaços sejam utilizados por quem produz arte dentro e fora das universidades. Precisamos entender que ao unir essas ações, nós quebramos as divisões do que é SEC, UEA e Ufam e somos vistos como Estado”.