Saúde da Mulher: 6 dicas para uma vida mais saudável

0
12

1 – Deixe o prato mais colorido

Os dados do Ministério da Saúde mostram que um em cada cinco brasileiros está acima do peso, e isso serve de alerta para a população, afinal, a obesidade pode aumentar os casos de pessoas hipertensas e diabéticas. Por isso manter uma alimentação equilibrada é tão importante. E quanto mais colorido for o seu prato, significa que maior é a variedade de nutrientes que encontramos nele.

2 – Faça testes de colesterol e açúcar nos sangue com periodicidade

A maioria das mulheres ficam muito preocupadas com o câncer de mama e acabam se esquecendo do coração, que é um dos grandes vilões da saúde feminina. E colesterol alto pode indicar que você está em risco de ter um problema cardíaco, portanto não se descuide desse exame. 

3 – Faça exercícios físicos regulares

Não precisa ser muito tempo. Apenas 30 minutos de exercícios cinco vezes por semana, é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para você deixar de ser sedentária e começar a levar uma vida mais ativa. Daí vale caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, alongamento, subir e descer escadas ou qualquer outro exercício físico que você goste.

4 – Cuide da saúde mental

Não é só a saúde física que precisa de atenção, a saúde mental também é muito importante para levar uma vida mais saudável. É preciso identificar precocemente os sintomas psíquicos e procurar ajuda especializada.

Sintomas de depressão, outros transtornos mentais necessitam de atenção e cuidado, como os de ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares podem gerar doenças de ordem física e aumentam os riscos de doenças cardíaca. 

5 – Faça o autoexame e a mamografia

Faça o autoexame uma vez por mês, logo após o período menstrual e, se você tem mais de 40 anos, faça o exame de mamografia conforme as orientações do seu médico. Assim você conseguirá ter um diagnóstico precoce e aumentar as suas chances de cura.

6 – Mantenha o cartão de vacinas em dia

A vacinação é o que previne doenças sérias, contagiosas e que podem levar ao óbito. Manter o cartão de vacinas atualizado é muito importante para afastar doenças como a gripe, o HPV, a febre amarela, entre tantas outras.