R$ 1 milhão é investido em projetos na área de inteligência artificial pela USP

0
260

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo está fazendo a seleção de propostas de unidades, museus e institutos especializados da USP para o investimento em projetos correspondentes à área de inteligência artificial.

Denomina-se sistema digital inteligente qualquer sistema que faça uso de dados e algoritmos de orientação de máquina para tomada de decisões.

“Nosso programa vai financiar pesquisas que estão na vanguarda do conhecimento. Para a Universidade, que já desenvolve estudos nessas áreas, esse edital indutivo é fundamental para traçar novas perspectivas e fazer um planejamento mais amplo de financiamento”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Para Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP, “o lançamento do edital na área de inteligência artificial é mais uma das ações que a Universidade tem posto em prática nesta gestão no sentido de fazer avançar a excelência em áreas estratégicas e de relacionamento com a sociedade. A volta de investimento indutivo em pesquisa reflete o resultado já realizado na modernização da administração universitária. Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Pesquisa contribui com nossos pesquisadores na busca de parcerias e com o avanço do conhecimento em sistemas inteligentes”.