Putin está perdendo a confiança dos russos diz pesquisa

0
101

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, está perdendo a confiança de seus compatriotas, é o que dizem os resultados de uma pesquisa divulgada ontem, segunda-feira pelo centro de pesquisas Levada.

Segundo o levantamento, que foi realizado em setembro, Putin, apesar de liderar a lista de políticos nos quais os russos mais confiam com 39%, caiu 8% em relação a junho deste ano e 20% em comparação com novembro de 2017.

Em segundo lugar aparece o líder do Partido Liberal Democrático, o ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky, com 15%, empatado com o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoygu, que caiu 4% em relação a junho.

O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, manteve a quarta posição, mas a confiança dos cidadãos nele também diminuiu, de 14% para 10%.

A lista dos cinco políticos nos quais os russos mais confiam termina com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, que na última pesquisa obteve 10% (frente aos 9% em junho) e foi o único integrante do governo a ter um aumento no índice de confiança.

Além disso, a pesquisa indica que, para 18% dos entrevistados, que tinham a opção de marcar mais de uma opção, não há políticos confiáveis, e outros 18% não souberam ou não responderam ao questionário.

Já em relação à percepção do governo Putin, a pesquisa do centro Levada indica que 67% dos russos aprovam o desempenho do presidente, enquanto 33% o reprovam