Projeto da rede pública estadual do Amazonas incentiva a leitura e a produção de livros autorais pelos estudantes

0
62

Um projeto desenvolvido na Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus tem como proposta é fazer dos estudantes os criadores das próprias histórias.

Criado em 2008, o projeto “Autores Mirins” é uma atividade que concilia leitura e produção literária e envolve estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sendo que os alunos do 1º e 2º anos são responsáveis pelas ilustrações e os demais fazem a produção dos textos, cujo gênero literário varia conforme a temática trabalhada.

A professora de Língua Portuguesa e atual coordenadora do projeto, Eliany Campos, explica que o projeto surgiu de uma necessidade de reforçar a leitura e escrita e, consequentemente, o desempenho dos estudantes em sala de aula.

“O projeto começou a ser trabalhado em 2008 e a idealizadora na época, a professora Terezinha Printes, percebeu que algumas crianças apresentavam dificuldades na leitura, que alguns estavam perdendo o interesse por livros, querendo mais livros e jogos eletrônicos e ela conversou com a gestora, que apoiou a iniciativa e colaborou com a construção do projeto”, explicou.

Campos ressaltou ainda que o projeto é bem quisto pelos alunos e ser parte da criação das histórias que dão vida aos livros é o que mais incentiva a participação.