Programa que promete reduzir até 70% da fila de espera na Saúde é implantado no Amazonas

0
117
Imagem da Internet

Começou esta semana o processo de implantação do programa Regula+Brasil no Amazonas, uma parceria de Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras, com a finalidade de fortalecer o atendimento de saúde na Atenção Básica e reduzir o tempo de espera na Atenção Especializada. A equipe do Hospital Sírio Libanês (HSL), responsável pelo projeto, está em Manaus realizando um diagnóstico situacional da rede de saúde, visitando unidades na capital e no interior e também a Central de Regulação, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

A expectativa da equipe é de que, quando o Regula+Brasil estiver funcionando, a fila de espera no Sistema de Regulação (Sisreg) se reduza em até 70%.

O Amazonas é o quinto estado, além de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Alagoas a implantar o Regula+Brasil, uma ação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O Regula+Brasil é um sistema por meio do qual um núcleo de regulação remota avalia, com base em protocolos, os encaminhamentos para atendimento especializado feitos via Sisreg pelos médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS). Esses profissionais, de forma integrada a uma rede de Telemedicina e com base em protocolos, avaliam o caso do paciente com o objetivo de acelerar o processo de direcionamento aos ambulatórios especializados, evitando que o paciente seja encaminhado de forma desnecessária a especialistas, além de reduzir filas de espera no atendimento.