Professor de UEA publica artigo sobre impactos da quebra das ondas

0
13

Intitulado ‘Violent water-structure interaction: Overtopping features and vertical loads on a fixed structure due to broken incident flows’, o artigo do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jassiel V. Hernández Fontes, foi publicado na revista Marine Structures, uma das revistas mais importantes na área de Engenharia Naval e Oceânica e que está classificada como A1 na classificação CAPES Qualis.

O artigo apresenta um método experimental alternativo para estudar o impacto de ondas quebrando -broken waves- com estruturas marinas, esse tipo de fluxo incidente pode causar interações violentas com as estruturas, o que causa danos estruturais. A visualização do escoamento em alta velocidade foi sincronizada com sensores de força para avaliar, de maneira simultânea, os padrões do escoamento com o carregamento induzido na estrutura.

“Com o método proposto, é possível gerar interações fluido-estrutura muito rápidas, o que a sua vez, permite capturar detalhes do escoamento utilizando câmeras de alta velocidade com altas taxas de aquisição. O método pode ser uma alternativa futura para otimizar o desenho de estruturas navais submetidas a esse tipo de escoamento de maneira mais prática e rápida”, explicou Fontes.

A pesquisa será continuada na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), incluindo a colaboração de alunos de iniciação científica e investigadores nacionais e estrangeiros.