Professor de Manaus combate obesidade com material reciclado

0
52

Com material reciclado, a ajuda dos colegas e o aprendizado da universidade, o professor de Educação Física, Jairo Araújo, 27, tem conseguido combater a obesidade infantil entre os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Almirante Barroso, localizada na zona centro-sul de Manaus. Desenvolvido desde 2017, o projeto “Step, um passo contra a obesidade infantil e o sedentarismo” já envolveu cerca de 120 estudantes da instituição e ajudou na reciclagem de mais de uma tonelada de papel. 

Ao perceber o grande número de estudantes que estavam acima do peso na instituição, Jairo – que já teve problemas com obesidade – resolveu aplicar atividades que incluíam step nas aulas com os estudantes. Apesar do potencial da ação, no começo era difícil executar os exercícios por conta da ausência da plataforma necessária. Foi então que ele decidiu produzir a plataforma utilizando livros e papéis descartados.

Cada step é confeccionado com pelo menos oito livros. Ao todo, o projeto já conseguiu reutilizar mais de uma tonelada de material que seguiria para o lixo. “No início do ano letivo, eu reúno os alunos e cada um constrói a sua plataforma. Dessa forma, além de conseguirmos equilibrar a questão da obesidade infantil, nós também estimulamos a reciclagem de mais de uma tonelada de material que seria descartado. Isso reflete o quanto esse projeto é importante para a toda a comunidade escolar e também a sociedade em geral”, pontua.