Primeiro-ministro de Israel virá ao Brasil para a posse de Bolsonaro

0
127

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, virá ao Brasil para posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019, confirmou nesta quinta-feira a equipe de transição do novo governo.

Netanyahu é a primeira autoridade internacional a confirmar presença na posse de Bolsonaro, que prometeu, antes e depois da vitória nas eleições, que mudará a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, seguindo os passos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Bolsonaro também se reuniu duas vezes com o embaixador israelense em Brasília, Yossi Shelley, desde que foi eleito, a última ontem.

A mudança da embaixada gerou reação entre países árabes e empresários brasileiros, especialmente do agronegócio, já que a região é uma das principais importadoras do frango brasileiro.

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já disse que pretende conversar sobre esse tema com Bolsonaro.

Caso confirme a mudança da embaixada, o governo Bolsonaro romperá uma longa tradição diplomática do Brasil no conflito entre Israel e Palestina. O governo do país mantém relações com os israelenses desde 1949 e reconheceu o Estado da Palestina em 2010.