Prefeitura promove ação de combate ao sarampo na zona Norte

0
185

Dando continuidade às ações de intensificação vacinal contra sarampo direcionada para estudantes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na quinta-feira, 5/7, a oferta da vacina tríplice viral no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Evelina

Trindade, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, que atende 327 crianças de 4 e 5 anos de idade.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que Manaus conta com 185 salas de vacinação, onde é realizado o trabalho prioritário de combate ao sarampo com a oferta da vacina para a faixa etária de seis meses a 49 anos, mas que a Semsa vem executando uma série de atividades extramuros para atingir um maior número de pessoas.

“É uma estratégia utilizada para envolver grupos considerados de maior risco para o desenvolvimento de complicações pelo sarampo. Também permite reforçar junto à população a importância da prevenção contra a doença, que pode evoluir de forma grave e ocasionar o óbito do paciente”, alerta Magaldi.

A ação no Cmei Irmã Evelina Trindade foi coordenada pela equipe de profissionais do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte). De acordo com o enfermeiro Luciano da Silva Pereira, o objetivo foi realizar a avaliação da situação vacinal de 100% dos estudantes do Cmei e orientar a comunidade sobre a gravidade da epidemia de sarampo no município de Manaus e a importância da vacina para quebrar a cadeia de transmissão da doença.