Prefeitura de Manaus-AM e ONU-Refugiados promovem corrida e caminhada solidária

0
144

Para estender a recepção e a solidariedade amazonense à população venezuelana e promover uma maior interação dos manauaras com refugiados e imigrantes vindos do país vizinho, a Prefeitura de Manaus e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) promovem no domingo (9) a primeira “Corrida e Caminhada Manaus #ComOsRefugiados”.

O evento foi lançado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, e pelo representante da Acnur, Sebastian Roa, na tarde desta terça-feira, 4, na sede da prefeitura, zona Oeste da capital. Bisneto explicou que, além da população local, a atividade contará com a participação de mulheres, homens e crianças venezuelanas que, após enfrentarem difíceis e longas trajetórias de seu país natal até a capital amazonense, estão estabelecidos na cidade e reconstruindo suas vidas com segurança e dignidade.

A corrida e caminhada #ComOsRefugiados em Manaus tem o apoio da União Europeia que, por meio do seu Instrumento de Contribuição para a Estabilidade e a Paz (IcSP, da sigla em inglês), tem promovido diferentes ações do Acnur e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) na resposta ao fluxo de venezuelanos para o Brasil, especialmente em Roraima e Amazonas.

Inscrições

Serão 1,5 mil vagas, sendo 200 destinadas para servidores da Prefeitura de Manaus e 100 para Pessoas Com Deficiência (PCDs). As inscrições serão abertas ontem (5) no site da semjel.manaus.am.gov.br. A partir das 7h da manhã, do próximo domingo, os participantes farão o tradicional percurso de cinco quilômetros do Complexo Turístico Ponta Negra, com concentração e a largada nas proximidades do anfiteatro.