Prefeitura de Manaus-AM apoia catadores e transforma lixo reciclável em renda

0
64

O incentivo e os investimentos da Prefeitura de Manaus no trabalho dos catadores de materiais recicláveis dão novos frutos, dia após dia, gerando renda e os tornando empreendedores. Hoje, o mercado local conta com produtos fabricados e insumos fornecidos pelas associações e cooperativas de catadores, como os sacos plásticos recicláveis da Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa), que já estão nas gôndolas de supermercados e nas operações da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

“A Prefeitura apoia esses grupos, visando à sustentabilidade e a inclusão dos catadores no mercado. Por isso, vemos com muita alegria o crescimento desse trabalho”, afirmou o secretário da Semulsp, Paulo Farias. 

Junto dos sacos plásticos da Arpa, já estão no mercado diversos produtos fabricados a partir de insumos fornecidos pelos catadores, como coletores universais (material para exames laboratoriais), pregadores de roupas, tigelas, tábuas de corte e cabides de roupas, todos feitos de plástico.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus apoia mais de 200 catadores, inseridos em 17 associações, que se dividem os sete galpões viabilizados pelo município desde 2014.