Prefeito de Manaus entrega primeira Clínica da Família na zona Leste da cidade

0
48
Manaus 14.08.19. Inauguração da clinica da familia rWaldir Bugalho; Foto Marinho Ramos Semcom.

Com capacidade para atender mais de 13 mil usuários em sua área de abrangência e comunidades adjacentes, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou ontem, 14/8, a primeira Clínica da Família do município, a Waldir Bugalho, na rua Sete de Setembro, 871, Jorge Teixeira, zona Leste. A estrutura integra o pacote de obras e ações em homenagem aos 350 anos de Manaus e está situada estrategicamente no centro de uma das zonas mais populosas da capital do Amazonas.

O novo aparelho da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também é um dos compromissos de campanhas assumidos pelo prefeito Arthur Neto durante a reeleição e está dotada de instalações modernas e acolhedoras. 

A Clínica da Família Waldir Bugalho vai contribuir para ampliar o acesso e resolutividade nos serviços da Atenção Básica, preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Clínica da Família está capacitada para realizar 150 exames/dia, dispondo de 44 tipos de ultrassonografia: mama, próstata, obstétrica, pélvica, transvaginal, abdominal, articulações, joelhos, aparelho urinário, tireoide, transfontanelar, tórax, entre outras. Com isso, será possível reduzir em 60% a fila de espera do Sistema de Regulação (Sisreg) só no primeiro ano de funcionamento.

O diferencial nos serviços da clínica Waldir Bugalho inclui mudanças no processo de trabalho, com atividades e a visão do cuidado familiar, maior resolutividade da assistência. Importante ponto de atenção para o trabalho em redes de apoio local, com o Centro de Referência Social, Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, entre outros.