Prefeito Arthur Neto inspeciona unidades de saúde fluviais

0
28

Já estão prontas as duas Unidades Básicas de Saúde Fluviais construídas pela Prefeitura de Manaus e, nos próximos dias, estarão navegando pelos rios Amazonas e Negro levando todos os serviços básicos de saúde à população ribeirinha.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na ultima quarta-feira, 20, fez a última inspeção nas embarcações, antes de marcar a data para o início das atividades. “Elas já estão completamente prontas e, possivelmente, na próxima semana já estarão em atividade. Elas são um marco, porque agora nós vamos ter 20 dias no rio Amazonas e 20 dias no rio Negro, com atendimento absolutamente presente. E aqui tem tudo o que uma UBS tem, todo o time de profissionais e carta de serviços”, afirmou Arthur, após realizar um teste de navegação em uma das embarcações.

Os nomes das embarcações foram: Antônio Levino e Ney Lacerda, em homenagem a amazonenses que prestaram serviços a Manaus, como profissionais do serviço público da Saúde. “Nós estamos homenageando duas pessoas muito queridas e respeitadas. Duas pessoas que unem pensamentos em torno da melhor prestação de serviços de saúde à população. Muito justas, com certeza”, disse o prefeito.

As duas unidades permanecerão 20 dias nas comunidades, a oferta de serviços de saúde para a população ribeirinha, vai triplicar. A construção das embarcações custou R$ 5 milhões.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi que essa é uma obra marcante e que “vai ampliar muito o acesso à saúde na zona ribeirinha. Ela foi financiada com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), em 80%, e da Prefeitura de Manaus, com 20%”, afirmou.