Plataforma usada em lançamentos espaciais históricos da NASA será demolida

0
12

A plataforma MPL-2, de 8 metros de altura e 50 metros de largura, foi por onde as tripulações das missões Apollo 9 e Apollo 14 deixaram a Terra, além de ter realizado também o lançamento da estação espacial Sky Laboratory (Skylab) com destino à órbita terrestre. Com uma bagagem de quase 50 lançamentos em seu histórico, houve de fato alguma expectativa para que a plataforma pudesse ser mantida como um artefato histórico ou que fosse utilizada para outras finalidades, mantendo-se ativa.

Mesmo assim, no fim das contas seu destino foi a demolição: “estamos nos livrando da MLP-2 agora não por falta de clientes, mas sim porque estamos ficando sem vagas”, explicou Scott Tenhoff, gerente de projeto da demolição da MLP-2. “Agora, temos esse contrato para criar a Mobile Launcher-2, então algo tinha que sair”. Com a construção da plataforma ML-2 iniciada em 2020, é esperado que as vagas de estacionamento disponíveis da ML e MLP dentro e nos arredores das instalações do Vehicle Assembly Building (VAB) sejam ocupadas quando a obra for finalizada.

De acordo com informações da NASA, uma oportunidade até foi estendida a fontes internas que pudessem ter interesse em manter a MLP-2 para preservação histórica. Entretanto, um representante da agência explica que não houve retorno: