Plano de cirurgias ortopédicas ultrapassa meta estabelecida para 30 dias

0
12

Em 20 dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ultrapassou em 14% a meta de cirurgias ortopédicas realizadas no plano “Giro de Leitos – 30 dias”, montado pelo Governo do Amazonas para aumentar o número de leitos disponíveis na rede para o atendimento da população durante o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Até segunda-feira (16/11), já haviam sido realizados 205 procedimentos nos três principais Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) de Manaus.

A reorganização da rede faz parte do Programa Saúde Amazonas, e a meta inicial que havia sido estabelecida pela secretaria era de realizar 180 cirurgias ortopédicas em 30 dias, nos três maiores HPSs da capital. Essa primeira fase do plano teve início no dia 26 de outubro e vai até o dia 26 de novembro.

Para a realização dos procedimentos, a SES-AM mapeou os pacientes ortopédicos que estavam internados nos HPSs aguardando por cirurgias eletivas e que não se encaixavam mais no perfil de urgência. Assim os pacientes foram inseridos em um fluxo para a realização de cirurgia, dando mais celeridade na desospitalização e rotatividade dos leitos ocupados. 

Conforme o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, com o plano, a secretaria potencializou a resolutividade dos atendimentos e ao superar a meta estabelecida, mostrou o empenho e poder de organização da SES-AM.