Pesquisadores identificam primeiro capacete viking da grã-bretanha

0
29

Na década de 1950, trabalhadores que estavam instalando novas tubulações de esgoto encontraram, em Chapel Yard, Yarm, no Reino Unido, um capacete muito corroído pelo tempo. Desde 2012, o item foi está em exposição no Preston Park Museum.

Mas apenas recentemente pesquisadores começaram a analisar o objeto para determinar o período histórico em que ele foi usado. A equipe do especialista em conservação de artefatos, Chris Caple, da Universidade de Durham descobriu algo inédito: ele é o primeiro capacete viking já encontrado na Grã-Bretanha.

“Embora haja meia dúzia de capacetes medievais da Grã-Bretanha, os capacetes Sutton Hoo e Coppergate sendo os mais famosos, este é o primeiro capacete anglo-escandinavo (viking) da Grã-Bretanha”, afirmou Caple.

O estudo demorou para ser realizado devido à debilidade do item. Segundo as análises, o capacete estava bem conservado enquanto estava em um local alagado. Quando foi retirado, começou a sofrer com a corrosão. A partir desse exame e a comparação com outras descobertas arqueológicas do mesmo período, foi possível constatar a raridade do objeto.