Pesquisadores descobrem organismo que produz clorofila sem precisar de fotossíntese

0
133
Imagem da Internet

Cientistas da Universidade British Columbia (UBC), no Canadá, descobriram um organismo que pode produzir clorofila — e que não precisa de fotossíntese. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Nature.

Tal organismo pode ser encontrado em 70% dos corais em todo mundo e recebeu o nome de corallicolid.

A descoberta chamou a atenção dos cientistas. Segundo Patrick Keeling, botânico e pesquisador sênior, o organismo “parece um parasita, e definitivamente não é fotossintético”. “Mas ainda faz clorofila”, explicou. A clorofila nas plantas é o pigmento verde responsável por absorver energia da luz durante a fotossíntese.

No caso do organismo descoberto, a ausência de fotossíntese pode ser perigosa já que, sem o processo, a energia armazenada pode ter dificuldade para ser liberada. “É como viver com uma bomba em suas células”, argumentou Keeling.

“É uma grande preocupação”, revelou Waldan Kwong, pesquisador de pós-doutorado da UBC e coautor da pesquisa. “Não sabemos por que esses organismos estão segurando esses genes da fotossíntese. Há uma nova biologia acontecendo aqui, algo que não vimos antes.”