Pesquisa da UFRPE identifica dois gatos positivos para o novo coronavírus

0
12

Dois gatos, de tutores do Recife e de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foram os primeiros animais domésticos a testarem positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Pernambuco. 

A identificação foi possível através do Projeto Pet Covid-19, que está sendo realizado por professores e estudantes do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

O grupo integra um estudo multicêntrico ao lado de outras cinco universidades do Brasil – as Federais do Paraná, de Minas Gerais, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além da Universidade Santo Amaro, de São Paulo – cujo o intuito é realizar uma vigilância do novo coronavírus em animais de companhia. 

Em alguns estados, o estudo foi iniciado em outubro do ano passado. Na UFRPE, a pesquisa começou em dezembro e, até o momento, foram coletadas amostras de 20 animais domésticos de tutores diagnosticados com a Covid-19. 

O estudo não tem um prazo específico de tempo para ser concluído. A meta é atingir um total de 100 pets testados por universidade participante para que haja um grupo significativo para análises.

A equipe da UFRPE está recrutando tutores e pets voluntários para a pesquisa.