Parceria entre Prefeitura de Manaus e Iphan vai recuperar patrimônio histórico na cidade

0
9

Sinergia, modernização da legislação e preservação de bens materiais e imateriais visando ao interesse social, cultural e econômico são pautas propositivas alinhadas entre a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Amazonas (Iphan-AM), que irão compor uma série de encontros e reuniões temáticas mensais.

A primeira delas aconteceu na terça-feira, 23/2, envolvendo os dois órgãos, além da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Outras secretarias serão convidadas para integrar o grupo em busca de projetos, propostas e parcerias para a revitalização ampliada do Centro Histórico de Manaus.

“Tombamento não é sinônimo de engessamento”, explicou a superintendente do Iphan-AM, Karla Bitar, completando que o instituto está atuando em normativas que viabilizem que o centro histórico se requalifique e produza maior qualidade de vida para as pessoas. “Entendemos que a prefeitura é parceira fundamental na lógica de que esses bens são geridos de forma compartilhada. De mãos dadas, se consegue juntar esforços para salvaguardar e valorizar nossos prédios”.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, a Diretoria de Planejamento (DPLA) e a Vice-Presidência, com o corpo técnico do órgão, estão desenvolvendo projetos e propostas para ampliar as ações de revitalização no bairro.