Para evitar filas no segundo turno TRE-RJ anuncia nova medida

0
76

Depois de um primeiro turno com muitas filas e problemas na identificação biométrica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) anunciou medidas para o segundo turno das eleições de 2018, a ser realizado no próximo dia 28. O objetivo é garantir maior conforto e reduzir as chances de filas para o eleitor. Com menor número de candidatos e maior familiaridade com as zonas eleitorais, a votação no segundo turno seja mais tranquila, segundo estimativa do órgão.

Uma das medidas é o treinamento dos mesários. Eles vão receber orientações desde a identificação biométrica dos eleitores até a organização de filas nos locais de kvotação. A Corregedoria Regional Eleitoral elaborou uma cartilha com informações sobre assinatura no caderno de votação e proibição de manifestações políticas. O TRE-RJ manterá quatro mesários por seção eleitoral.

Nos locais onde ocorreram filas extensas no primeiro turno haverá maior número de servidores do TRE-RJ, com experiência de atuação em eleições anteriores. Entre outras funções, eles vão auxiliar na organização das filas e no esclarecimento de dúvidas dos eleitores.