Pandemia altera lista de produtos mais buscados em farmácias de Manaus

0
14

A pandemia de Covid-19 mudou praticamente tudo na rotina de saúde das pessoas, e um dos reflexos dessa mudança pode ser visto na lista de itens mais vendidos das farmácias. Em Manaus, produtos como máscaras, álcool em gel e oxímetro (antes nem cotado), aparecem em destaque no ranking das redes Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, que representam mais de 50% do mercado local.

Já entre os fármacos, os campeões de venda são a Ivermectina, vitaminas C, antigripais e os chamados polivitamínicos, o que reflete o desejo da população em se “preparar” para o enfrentamento à doença que desafia a ciência, embora, até o momento, apenas a vacina seja uma arma comprovadamente eficaz nesse combate.

De acordo com os dados do Grupo Tapajós, que administra as três redes de farmácias, na comparação entre 2020 e 2019, a venda do álcool em gel cresceu 62%, a de luvas, 78%, termômetros também 78% e a de máscaras e oxímetros 100% para ambos, com tendência de crescimento ainda maior nesses primeiros meses de 2021.

“Antes da pandemia, nós não tínhamos para venda alguns desses produtos. Fizemos uma adequação no mix das farmácias para ajudar os clientes a encontrarem o que procuravam. E a razão é que a demanda por esses materiais era baixa, geralmente voltada apenas ao atendimento de profissionais da saúde e outros grupos específicos, mas, com a pandemia, tudo mudou”, comenta Sabrine Cordeiro, coordenadora farmacêutica do Grupo Tapajós.