Palácio Rio Negro receberá masterclass de musica realizado por Grupo austríaco

0
54

O grupo austríaco Wiener KammerSymphonie realizará uma masterclass para estudantes e interessados no mundo da música. Além da apresentação no Teatro Amazonas, na última quinta, 21, e hoje sexta-feira, 22, a aula foi realizada no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro, as 10h de ontem quinta-feira. O acesso é gratuito.

O mediador e tradutor da aula será o pianista Alvaro Siviero, que também se apresentará com o grupo. O Wiener KammerSymphonie é um grupo formado por músicos de Viena que realizam diversas apresentações pela Europa.

Os componentes da equipe são os artistas Vira Zhuk (violino 1), Maximilian Bratt (violino 2), Wolfram Fortin (viola), Sergio Mastro (violoncelo) e Felipe Medina (contrabaixo).

O diretor dos Corpos Artísticos da SEC, Marcelo de Jesus, disse que o grupo falará sobre cada instrumento e sobre as apresentações internacionais. “Cada membro do grupo falará sobre o instrumento que domina e dará dicas e relatos sobre as apresentações que já participaram. É aberto a todos, mas, principalmente para os estudantes de música que queiram se aperfeiçoar. Na ocasião, o grupo também realizará uma apresentação”, destaca ele.

O grupo Wiener Kammersymphonie realizarão um concerto gratuito no Teatro Amazonas, com clássicos de Ludwig Van Beethoven, Johann Strauss e Louis Moreau Gottschalk, às 20h, nesta quinta e sexta-feira. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

No programa, que está dividido em duas partes, estão obras como “Sohn Annen Polka Op.117”, de Johann Strauss; e o “Concerto n.3 para piano e orquestra em dó menor, Op.37”, de Ludwig Van Beethoven. Logo na abertura, o concerto receberá a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Louis Moreau Gottschalk, como uma forma de resgate dos valores patriotas.

O pianista paulista, Alvaro Siviero, foi o primeiro brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Ele também já participou de inúmeras apresentações em países como Alemanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, República Tcheca, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, Holanda, Espanha, Uruguai e Peru.

Para a apresentação no Teatro Amazonas, o pianista preparou um concerto interativo, no qual explicará o tema e contexto de criação de cada obra apresentada.