Operação Curuquetê 2 faz ação de combate ao desmatamento em município líder em ranking de queimadas

0
9

O município de Apuí (a 408 quilômetros de Manaus) tem sido o ponto focal de atuação da segunda fase da Operação Curuquetê 2, do Governo do Amazonas. Desde o fim de semana até esta terça-feira (18/08), representantes de órgãos ambientais e de segurança pública da esfera estadual acompanharam as atividades em campo, para aprimorar as ações do Estado contra o avanço do desmatamento e queimadas na região. O município lidera o ranking de queimadas no estado, com mais de 1,8 mil focos de calor registrados em 2020.

Fizeram parte da comitiva representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O objetivo principal foi propor alternativas para melhorar a atuação integrada no município, segundo explica a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Christina Fischer.

“O Governo do Amazonas está preocupado em buscar soluções para conter o desmatamento e as queimadas no sul do estado, tanto com o aprimoramento das ações de comando e controle ambiental quanto com o avanço do ordenamento territorial e incentivo à bioeconomia. Com o reconhecimento de campo, cada órgão deve desenvolver propostas, a partir dos seus próprios pontos de vista e área de atuação”, explicou.