ONU parabeniza abertura de caminho para eleições na Bolívia

0
11

A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, saudou o recente acordo alcançado na Bolívia que abre o caminho para celebrar as eleições gerais em 18 de outubro, segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira (24).

Bachelet também elogiou o “consequente levantamento dos bloqueios por aqueles que protestavam contra o último adiamento das eleições devido à pandemia da COVID-19”.

“Peço aos bolivianos que aproveitem esta resolução pacífica das últimas tensões (…) A Bolívia precisa superar a polarização que marcou o país por tanto tempo e avançar rumo a uma sociedade baseada no diálogo, onde todos sejam integrados e reconhecidos”, disse Bachelet, citada no comunicado.

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas publicou, nesta segunda-feira, um relatório em que detalha as graves violações dos direitos humanos em meio a uma importante crise política após as eleições de outubro de 2019.

O relatório do Escritório sobre os eventos de 2019 foi baseado “em mais de 150 entrevistas com vítimas, testemunhas, representantes da sociedade civil e autoridades”.