ONU investe R$217 milhões para mitigar impactos da pandemia no meio rural brasileiro

0
19

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas irá investir em torno de 217 milhões de reais em ações no Brasil para mitigar os efeitos da pandemia no meio rural.

Segundo o FIDA, parte desse valor será realocado de projetos em andamento e outros 18 milhões de reais serão novos recursos.

“Esse fomento vai propiciar maior renda para os agricultores neste momento, além da compra e distribuição de cestas básicas para 10 mil famílias vulneráveis na região do semiárido”, diz Claus Reiner, diretor do FIDA para o Brasil, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

As iniciativas incluem compra e distribuição de sementes para a próxima safra e a aquisição de máscaras respiratórias confeccionadas por comunidades locais, principalmente quilombolas.

Atualmente, há seis projetos apoiados pelo FIDA nos nove estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. No Piauí, quatro em cada dez municípios têm projeto do FIDA em áreas que aprimoram a criação de caprinos e ovinos, aves, peixes, capacitam para o uso de irrigação e treinam os moradores também em atividades não-agrícolas, como artesanato.