ONU celebra projetos brasileiros que usam esporte para prevenir violência

0
21
Imagem da Internet

No Brasil, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) financiou, em 2018, diferentes iniciativas de ONGs que articulam o ensino de esportes com a prevenção da criminalidade entre os jovens. O auxílio da agência da ONU no nível local faz parte dos seus esforços mais amplos para promover as atividades esportivas como um meio de combater a violência.

Um dos projetos apoiados pelo UNODC foi implementado na zona oeste do Rio de Janeiro, no bairro Cidade de Deus, onde a violência de gangues tem sido um problema grave, levando jovens para a violência e para o uso de drogas.

Para reverter esse cenário, o Instituto Companheiros das Américas (ICA) decidiu criar na região um programa que conecta o esporte à empregabilidade e ao empreendedorismo. Voltado para jovens em situação de vulnerabilidade, a iniciativa do ICA buscava capacitar a juventude com as habilidades necessárias para o ingresso no mercado de trabalho. A organização também queria promover o reingresso no sistema formal de educação.

A proposta despertou o interesse dos moradores — mais de 300 jovens se inscreveram no processo seletivo do projeto, que tinha somente 50 vagas. Com o início das atividades, a estratégia de usar o esporte para estimular a procura por emprego e por qualificação mostrou-se bem-sucedida.