Olimpíada de Matemática terá mais 2 séries do ensino fundamental

0
261

 

O Ministério da Educação (MEC) vai ampliar o apoio dado à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), elevando o alcance da competição que passará a abranger também alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.

A informação foi dada ontem, quarta-feira (1º), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, que participou, no Riocentro, da abertura do Congresso Internacional de Matemática (ICM 2018 – International Congress of Mathematicians), o mais importante e tradicional encontro mundial de matemáticos, que está sendo realizado pela primeira vez no Hemisfério Sul.

Rossieli disse que a inclusão de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental na Obmep é um avanço importante, um passo significativo, que vai além da simples manutenção da Olimpíada da Matemática. Atualmente, a Obemep atinge alunos do 6º ao 9º anos.

O MEC, para viabilizar a iniciativa, vai aumentar em R$ 10 milhões o aporte de recursos para o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que auxilia o ministério na coordenação da Olimpíada Brasileira de Matemática em todo o país, por meio das redes municipais e estaduais de educação.