Olimpíada Amazonense de Matemática chega à sua terceira edição

0
191

A Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM), uma ação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), neste ano de 2018, está em sua terceira edição. Diferentemente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que aceita inscrições a partir do 6º ano do ensino fundamental, a competição criada pela SEDUC conta com a presença de estudantes desde o 4º e 5º anos desse nível de ensino.

Segundo José de Alcântara, assessor técnico da Gerência de Ensino Fundamental Anos Finais da SEDUC e um dos professores que colaborou na idealização da olimpíada, o anúncio do Ministério da Educação é comemorado entre os educadores que pensaram na integração desses estudantes em sua própria olimpíada.

“O MEC acerta na decisão em proporcionar também a esses meninos do 4º e 5º anos essa maior reflexão e também resolução de problemas na área de Matemática, porque esses alunos já tem ampla capacidade de resolver problemas e claro, ajudando a fundamentar melhor esse menino para os outros anos, porque certamente participará nos anos seguintes das olimpíadas. Então, acho que o MEC acertou e a gente fica alegre porque entende que acertou quando pensou essa ideia há três anos”, contou o professor.