Números de tigres selvagens quase dobra em nove anos no Nepal

0
191
foto da internet

 

O Nepal contabilizou uma população de 235 tigres selvagens, quase o dobro dos 121 identificados em 2009, de acordo com os dados de um censo realizado em 2018 e que foram divulgados neste domingo pelo Ministério de Meio Ambiente do país.

No Dia Nacional de Conservação, as autoridades comemoram que o país se aproxima de cumprir o objetivo de dobrar o número de tigres selvagens até 2022, tendo como referência o ano de 2009.

O censo demonstrou também que a população de tigres aumentou 19% desde a apuração de 2013, no qual as autoridades identificaram 198 exemplares.

Para o governo do Nepal, o sucesso dos esforços por conservar a população destes felinos se deve ao compromisso político e à adoção de técnicas e enfoques inovadores.

O censo foi realizado entre novembro de 2017 e abril de 2018 a partir da utilização de máquinas fotográficas e postos de observação.

Gurung celebrou que o Nepal esteja “a poucos tigres de distância” de duplicar sua população antes de 2022 e ressaltou a necessidade de proteger o hábitat destes felinos para assegurar a sobrevivência a longo prazo da espécie.

O Nepal, junto com outros países com população de tigres em estado selvagem, fixou o objetivo de dobrar o número mundial destes felinos até 2022, que será o próximo ano do tigre de acordo com o calendário chinês, em uma reunião realizada na Rússia em 2010.