No Dia Internacional da Mulher Organização das Nações Unidas destaca liderança das mulheres no combate à Covid-19

0
8

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) neste ano, a ONU Mulheres escolheu o tema “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de Covid-19″. Isto porque as mulheres estão na linha de frente da crise da Covid-19 como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e algumas das “líderes nacionais mais exemplares e eficazes” no combate à pandemia. Para as dirigentes da ONU Mulheres, a crise destacou tanto a centralidade de suas contribuições quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.

Na Câmara dos Deputados, a bancada feminina se destacou na aprovação de projetos de relacionados ao combate à pandemia e seus efeitos econômicos e sociais. Entre os projetos que tiveram deputadas como autoras ou relatoras, destacam-se:

  • combate e prevenção à violência doméstica se torna serviço essencial
  • liberação da telemedicina, em caráter emergencial, enquanto durar a crise
  • ajuda de R$ 3 bilhões ao setor cultural
  • medidas para prevenir a disseminação da Covid-19 entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
  • Utilização de recursos parados em contas de estados e municípios para o combate à pandemia

A bancada feminina também teve atuação determinante para a garantia de duas cotas do auxílio emergencial para mulheres chefes de família. A regra foi incluída no projeto que criou o auxílio emergencial e definiu quem teria direito ao benefício.