No Brasil, Físicos tem profissão regulamentada

0
192

No Brasil, a profissão de Físico foi reconhecida quando foi promulgada a Lei nº 13.691, que regulamenta o exercício no país.

Graduados em Física podem, pela Lei, “elaborar documentação técnica e científica, realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, organizar procedimentos operacionais, de segurança, de radioproteção, de análise de impacto ambiental, redigir documentação instrumental e de aplicativos no que couber sua qualificação;” uma das principais demandas dos profissionais.

Com a medida, cria-se a reserva de mercado para os profissionais, o que antes não existia, restando àqueles, principalmente bacharéis, concorrer em desvantagem com profissionais de outras áreas. Segundo o coordenador do curso de licenciatura em Física da Ufam, professor Walter Castro Júnior, o reconhecimento era uma demanda antiga dos graduados, que buscavam mais oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com ele, a regulamentação traz impactos positivos tanto para licenciados quanto para bacharéis, uma vez que atinge ambos de diferentes formas. Para os primeiros, a Lei garante o exercício profissional nas escolas públicas e particulares de todo o país.